Dominação Distópica

Links das resenhas, artigos e sorteios da ação

Resenha do livro Tão Ontem – Scott Westerfeld no Distrito 5

Tão Ontem é um livro distópico, ganhou o prêmio Victorian Premier’s Award e é um Ala Best Book for Young Adults, foi publicado em 2004, e considerado um livro “inovador”. E vocês verão como “inovação” faz parte dessa história E da vida.

“… a maioria dos trabalhos é esquisita. Meu pai estuda pessoas espirrando umas nas outras, minha mãe ganha a vida inventando cheiros. Algumas pessoas são pagas para escrever fofocas sobre estrelas de cinema, para serem juradas em competições de gatos ou para vender porcos no mercado futuro… se as pessoas são pagas para fazer essas coisas, por que alguém não pode ser pago para descobrir o que tem potencial para se tornar moda?”

Sobre a distopia em si, falarei mais abaixo, mas já adianto que ela ocorre em uma história que se passa no nosso dia-a-dia e, como já disse diversas vezes aqui, esses elementos distópicos podem nem ser notados por muita gente, mas a genialidade de Westerfeld deixou, se não claro para todos, em muitíssimas entrelinhas esses pontos.

Os cool hunters existem na vida real. Aqueles que observam tendências e estilos emergentes (ou com potencial), originalmente envolvendo moda, mas que se espalhou, atualmente, inclusive nas áreas tecnológicas e culturais. Ou seja, é um profissional que precisa estar antenado e, não somente isso, precisa ter conhecimento de marketing e um certo feeling para indicar o que é vendável ou não. Acreditem, os cool hunters (ou caçadores de tendências) não são seres maléficos em si, mas sempre há os desgarrados em várias profissões, claro. Sem eles, sem os inovadores, talvez ainda viveríamos com TVs de tubo, usando celulares que só servem para telefonar, etc.

“Ela olhou ao redor, ansiosa. Identificar coisas legais era apenas metade do nosso trabalho. A parte mais importante consistia em perceber o que não era legal, antes que se tornasse um problema. Como um piloto de corrida, o cliente se preocupava mais em não bater e ver o carro pegar fogo do que em liderar cada volta.”

 Veja a resenha completa aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às setembro 23, 2012 por em Resenhas e marcado , .

Distrito destaque do mês

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: