Dominação Distópica

Links das resenhas, artigos e sorteios da ação

Desconstruindo o Batman do Nolan no Distrito 6

Image

Então você gosta do Batman do Nolan? Você acha que é a melhor representação do herói nos cinemas? Mas por quê? O que o Batman do Nolan representa? Como ele é construído? Quais são as suas motivações e qual a mensagem que Nolan quer passar com ele?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que eu não sou a voz da verdade e da razão do mundo. Não por falta de tentativas, claro. Já tentei ser o Guardião Universal do Bom Senso, mas não aceitaram a minha candidatura. Infelizmente.

Portanto, minha palavra não é a lei do mundo (por enquanto). Sendo assim, essa é a MINHA visão do Batman do Nolan (logo, a correta). A sua visão pode ser totalmente diferente (logo, errada). Se for esse o caso, fica o convite para que você exponha a maneira como você vê o Batman nos comentários.

O Batman já passou por várias reinterpretações durante a sua existência. A sua versão “atual”, a sua leitura contemporânea, dita que o Batman é o Cavaleiro das Trevas e não o Cavaleiro da Vingança. Essa frase é bem interessante porque é ela que acaba ditando a motivação do Batman.

O Homem-Morcego é um produto da Gotham em que vive, não um produto do assassinato dos pais. É verdade que o assassinato dos pais do Bruce marcaram o Bruce, mas não são tão determinantes assim para a criação do Batman. O assassinato serviu de combustível para o Bruce criar o Batman, mas não é o que move o herói. Ele quer limpar Gotham, não se vingar dos criminosos. Essa diferença de postura, que muitos autores não parecem ver (sim, Frank Miller, essa é pra você), que Nolan trouxe para o cinema. Leitura que nunca apareceu antes.

Veja o artigo completo aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às agosto 21, 2012 por em Curiosidades e marcado .
%d blogueiros gostam disto: