Dominação Distópica

Links das resenhas, artigos e sorteios da ação

Resenha de Travessia – Ally Condie no Distrito 7

Se Destino foi romance distópico, Travessia é Distopia romântica. Se Cassia era cidadã rebelde, agora é rebelde cidadã. E se o status de Ky para a Sociedade é de Aberração, para mim é de anti-herói.

Eu gostei muito de Destino. No entanto, Travessia não se alçou a um novo patamar – ela o construiu e depois o escalou. Mesmo tento achado a história de Ally Condie charmosa, eu jamais imaginei que ela fosse me impressionar dessa maneira, deixando de ser mais um romance futurístico para ser uma exploração bem feita e bastante crua da sociedade que a autora criou.
A divisão da narrativa entre Cassia e Ky deu uma dinâmica diferente ao livro. Antes, quando apenas Cassia narrava, a visão da Sociedade e da vida era inocente, algo que mudou completamente durante os eventos de Travessia, depois de passar por provações e muito esforço na busca através dos cânions nas Províncias Exteriores.
Como já falei, em Travessia a história passa de romance distópico para distopia romântica, porque os focos mudam. Ainda que exista o amor, também há a exploração da Sociedade de uma maneira muito mais profunda e detalhada – o modo como trata Cidadãos, Aberrações, Anomalias. Segredos nas paredes dos cânions. Mentiras e dissimulações.

“A Sociedade quer que a gente tenha medo de morrer. Mas eu não tenho medo. Meu único medo é morrer da maneira errada.”

Veja a resenha completa aqui.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às julho 26, 2012 por em Resenhas e marcado , , , .

Distrito destaque do mês

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

