Dominação Distópica

Links das resenhas, artigos e sorteios da ação

Coluna: Distopia aos Pedaços #1 – Delirium x Equilibrium no Distrito 7

Com a palavra: Regina, do blog Li um Livro, Distrito 7

“Tivesse eu as tramas bordadas nos céus
Entremeadas de luz dourada e prateada
O azul* e a luz fraca e os as tramas escuras
De noite e luz e meia-luz,
Espalhariaessas tramas sob seus pés;
Mas eu, sendo pobre, tenho apenas meus sonhos;
Espalhei meus sonhos sob seus pés;
Caminhe suavemente, porque você caminha em meus sonhos.”

Pouco depois da leitura de Delirium (de Lauren Oliver, resenha aqui), a Ana do Distrito 5 me disse que eu deveria ver Equilibrium.
Tendo Christian Bale no elenco, não era realmente necessário um argumento forte para me convencer a ver, mas foi uma surpresa agradável encontrar no filme muito mais do que um rosto bonito (apesar de um rosto bonito também ser sempre uma surpresa agradável.<3).
Ao assistir Equilibrium, no entanto, a desconfortável certeza de ter ouvido antes aquelas citações sobre sonhos aos pés sem conseguir me lembrar onde me levou à semi-catatonia, loucura, insanidade… enfim, eu fiquei muito, muito perturbada, como costuma acontecer quando você sabe o que quer dizer mas não lembra da palavra específica, ou quando lembra de uma história, mas não do nome do livro, ou quando sabe qual é o livro, mas não lembra do autor.
Eventualmente, me contaram que era a mesma citação usada por Lauren Oliver em uma das passagens de Delirium, um livro que eu amei pela melancolia esperançosa representada. Daí chegamos à conclusão de que as obras mereciam uma comparação, e convenhamos, elas tem lá suas similaridades.

O Nome:

Dãh. Eu sei. Mas tem que citar, porque é verdade.
 
A Distopia:
Se vamos comparar as duas obras, vamos deixar claro porque cada uma delas é distópica, dando a ambas o direito de figurar na #DominaçãoDistópica. Nas duas, a sociedade optou por controlar sua população refreando seus sentimentos.
Em Delirium, os cidadãos devem passar por um procedimento cirúrgico que promete eliminar o risco de contrair Amor Deliria Nervosa – ou seja, ela elimina a possibilidade de se apaixonar, amar, sentir.
Deixe um comentário

Distrito destaque do mês

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

