Dominação Distópica

Links das resenhas, artigos e sorteios da ação

Resenha do livro: Clube da Luta – Chuck Palahniuk no Distrito 5

Com a palavra, a Ana do iCultGen:

A regra número 1 é que você não fala sobre o clube da luta. A número 2 também. Mas eu vou falar, aqui, agora, ou melhor, escrever… sobre o “Clube da Luta”.
E tudo nasceu com um conto…
Sim, mais especificamente, o capítulo 6 deste livro.
E depois veio o livro.
E somente depois de depois veio o filme.
Eu sei disso porque o autor sabe disso.
Mas só sei disso agora…
Assim como também fiquei sabendo só recentemente que “Jumanji” também era um livro, mais especificamente, um conto…
Eu sei disso porque a Internet me permitiu saber disso.
Sou só eu que me sinto enganada, ludibriada, por todos os filmes que vi e que eram inspirados (ou completamente copiados mesmo, com uma mudança aqui e outra ali) em um livro e a referência de que tal filme foi “inspirado em” tal livro ficava n’algum canto obscurecido dos créditos ou nem isso?
Hoje sabemos disso porque a internet nos permite saber disso.

Quando o filme “Clube da Luta” foi lançado, em 1999, eu não sabia disso. Vários amigos meus não sabiam disso. Porque a internet não era popular como hoje, 13 anos depois. Hoje podemos saber disso. E achávamos que a grandiosidade toda era do diretor do filme, quando o livro…, bem, eu vou falar sobre o livro em si em breve, mas o livro é muito mais do que o filme.

No momento, me resumo a dizer que no início, era um conto, e eu reli o capítulo 6, e realmente, isolado, ele funciona muito bem como conto! É incrível. Mas assim que saiu, o livro não teve tanto sucesso. Era muito ousado. Audaz demais, etc… outros detalhes vocês poderão ler no Posfácio feito pelo autor. Não quero estragar a beleza que ele conseguiu colocar em palavras até mesmo quando fala sobre a trajetória de sua obra.

Vejam aqui a resenha completa.

Foto: Alonso Lizzard

Deixe um comentário

Informação

Publicado às junho 8, 2012 por em Resenhas e marcado , , , , , .
