Dominação Distópica

Links das resenhas, artigos e sorteios da ação

Combo: Resenhas e Sorteios do livro Destino – Ally Condie

Para acompanhar o ritmo do trem da Dominação Distópica, vamos agrupar os destaques passados desse livro nesse post. Primeiro, o post da Thanny do blog Who’s Thanny (Distrito 2) que postou essa resenha:

Geralmente, quando nos perguntam como você se vê daqui a 10 anos, você imagina as várias possibilidades que o destino lhe reserva. Onde irá trabalhar? Onde estará morando? Estará casado(a)? Com filhos? Dependendo das escolhas que você tomar, você decidirá o seu futuro. Mas e se existisse uma Sociedade que fizesse todas essas decisões para você? Com a garantia de que tudo sairia perfeito? De que o mundo seria um lugar melhor? Você aceitaria?

Para deixar claro, a Sociedade controla totalmente a vida de seus cidadãos com a desculpa de que prezam pela excelência em qualidade de vida. Mas as pessoas não podem pensar por si sós, não aprendem a escrever em letra cursiva para trabalhar apenas nos computadores e serem monitorados. Leem, veem e escutam apenas o que a Sociedade selecionou e julgou ser o melhor para eles.

“Criaram comissões para escolher os cem melhores de tudo: Cem Canções, Cem Pinturas, Cem Histórias, Cem Poemas. O resto foi eliminado. Para sempre. Para melhor, disse a Sociedade, e todos acreditaram porque fazia sentido.”

Veja a resenha completa aqui.

Depois, vamos com a Regina Umezaki do blog Li um Livro (Distrito 7), que postou a seguinte resenha e também um sorteio pra vocês:

Sinceramente, depois de ler algumas resenhas na época do lançamento, fiquei com o pé atrás e deixei Destino para depois, mas com a Dominação Distópica resolvi que era hora, e não me arrependi.
Ally Condie conta a história de Cassia, uma adolescente de 17 anos que vive sob os cuidados da Sociedade, governo que controla o sistema e o mantém funcionando. Logo no início do livro, acompanhamos a protagonista ao Banquete do Par, uma ocasião especial para garotas, em que são apresentadas ao companheiro escolhido para elas.
Veja a resenha completa aqui.
e
Sorteio de um exemplar de Destino aqui.

Vou ser bem direta na resenha desse livro, começando já com a história, sua ligação com nossa realidade e parte de suas mensagens.

Na Sociedade (como se chama a “controladora-mor” na distopia da vez), eles escolhem seus pares. Eles escolhem outras coisas por você também, mas essa resenha vai ser feita pelo ponto de vista da Dominação Distópica, então, vamos lá.

É mesmo tão absurdo e irreal? Para quem não sabe, não se lembra, não faz muito tempo que se começou a “casar por amor” e as pessoas começaram a ter direitos de escolherem seus pares, embora algumas sociedades, alguns grupos religiosos e algumas famílias ainda façam as escolhas pelos filhos. Jane Austen escreveu diversos livros sobre o assunto e as críticas estão lá, mesmo que subentendidas.

“É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros.”

Veja a resenha completa aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às abril 13, 2012 por em Resenhas e marcado , , .

Distrito destaque do mês

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: